HISTÓRICO
O INSTITUTO DE ARTE E EDUCAÇÃO CIRCO MULTICOR
É a nova identidade da Sociedade Assistencial de Beberibe – SABE - Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, criada desde 1983 em Beberibe – Ce. Atuou na área da saúde, na gestão de hospital filantrópico, durante 26 anos. A partir de 2010, reestruturou seu foco, com projetos e programas de prevenção, promoção e proteção à crianças e adolescentes, na defesa de direitos humanos, com encontros em escolas e comunidades, envolvendo temas da diversidade étnico-racial, junto a CEPIR/CE. Parceira da Prefeitura Municipal, no Movimento por uma Infância sem Racismo, na formação de professores/pesquisadores, organização da Rede de Articulação Familiar; incentivo a publicação de seis livros nessa temática.
Em 2018, iniciou atendimento direto a crianças, adolescentes, das escolas municipais e comunidades tradicionais da região, por meio do projeto “Circo Multicor: arte e educação por uma infância sem racismo”, com apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), ao oferecer vivências e oficinas multilinguagens; produzir livros e material pedagógico; campanhas de desnaturalização do racismo, apresentando-o como violência; formações com professore(as) de história e artes; articulação com Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), e protagonismo juvenil.
Em 2019 o que era um projeto torna-se uma instituição. O Multicor foi idealizado por Lucelena Honorato (2011), professora de escola pública, no desenvolvimento de projetos literários, tendo como foco o movimento por uma infância sem racismo, o qual se estendeu para diversos espaços educacionais e de convivência, se fortalecendo por meio do coletivo dos profissionais da educação e assistência, público infanto-juvenil, familiares e colaboradores. Com a finalidade de criar oportunidades para que a população beberibense, os povos afrodescendentes e indígenas, tivessem acesso a um amplo debate sobre o racismo e suas consequências, a fim de desenvolver estratégias de enfrentamento às diversas violências raciais e, por conseguinte, sociais.
MISSÃO
Promoção dos direitos humanos, por meio da arte e educação, com foco na inclusão social, e no combate a qualquer forma de violência, discriminação e preconceito.
ADMINISTRAÇÃO
A Entidade é administrada por:
I - Assembléia Geral
II – Diretoria Executiva
Presidenta: Luciana de Lima Nascimento;
Vice-presidenta: Soraia Colaço;
Tesoureiro: Gilberto Colaço Peixoto
Secretária: Ravena Muara de Lima Nascimento;
III – Conselho Fiscal
Maria Linete Colaço e Milton Carlos Abreu Filho
Coordenadora de Projetos: Lucelena Honorato:
Equipe Técnica:
Marcilia Lourenço
Renato Leonardo
Izaquiel Rodrigues
Maria Roberta
Edvan Falcão
ATENDIMENTO
Crianças, adolescentes e jovens, seus familiares e comunidade, no enfrentamento às diversas formas de violências, principalmente a racial;
ATIVIDADES
PRINCIPAIS PARCERIAS
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes - CMDCA /Beberibe; Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS; Prefeitura Municipal de Beberibe, por meio das Secretarias de Educação, Assistência Social, Turismo e Cultura. Com outras instituições: Rede de Comunicação Fala Negrada com sede em Fortaleza (Movimento Negro Unificado), Núcleo de Africanidades Cearense da Universidade Federal do Ceará- UFC. Empresas da região: AC Contabilidade com Assessoria Contábil.