logo-site-circo.png

 

NOTÍCIAS

 

TERÇA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014 ACONTECEU NO INSTITUTO CIRCO MULTICOR O LANÇAMENTO DO PROJETO: O DIREITO À APRENDIZAGEM NA CULTURA DA DIVERSIDADE, COM APOIO DA FUNDAÇÃO ITÁU ATRAVÉS DO CMDCA E PREFEITURA DE BEBERIBE. 2024

MATÉRIA SOBRE O PROJETO CIRCO MULTICOR: PROMOVENDO A SÁUDE EMOCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO REALINHAMENTO DA SAÚDE MENTAL E FÍSICA QUE CONQUISTOU O 3º LUGAR NO PRÊMIO CRIANÇA 2022 DA FUNDAÇÃO ABRINQ. 

IMG_20220924_092143 (1).jpg

Confira a matéria completa selecionando o link abaixo: 

https://www.fadc.org.br/noticias/circo-multicor

REGISTROS DO ESPETÁCULO BOI URUANDA NO FESTIVAL SILLON D'ART EM JULHO DE 2022, REALIZADO PELO CIRCO SOCIAL FRANCÊS COMPAGNIE DES CONTRAIRES EM LIVRO COM COLEÇÃO DE IMAGENS DO CIRCO SOCIAL 2023

REVIST CDC.jpeg

O INSTITUTO CIRCO MULTICOR RECEBE CERTIFICAÇÃO DE PONTO DE  CULTURA DO CEARÁ 2023

Certificado - Ponto de Cultura - Instituto de Arte e Educação Circo Multicor_page-0001.jpg

TRUPE MULTICOR PARTICIPA DO FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DE ICAPUÍ E GANHA 3ª COLOCAÇÃO COM ESQUETE DO ESPETÁCULO BOI URUANDA, NA CATEGORIA DE DANÇAS OU MANIFESTAÇÕES FOL- CLÓRICAS E TRADIÇÕES DA CULTURA POPULAR 2023

ENCONTRO COMUNITÁRIO COM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DAS ATIVIDADES DO CIRCO MULTICOR E SEUS FAMILIARES 2023 

Em maio de 2023 aconteceu o 1º Encontro Comunitário anual na sede do Instituto Circo Multicor. O momento contou com momentos de apresentações artísticas das turmas do Teatro Alumiô e de Música Fole Novo, roda de capeoira, brincadeiras com os familiares presentes, entrega de brindes e homenagens ao mês das mães e da família

RETORNO DAS ATIVIDADES E OFICINAS NO CIRCO MULTICOR 2023

As atividades do Circo Multicor estão de volta! Oficinas de Vivências Dialogadas, Teatro, Música e Capoeira estão sendo desenvolvidas com crianças e adolescen- tes de cinco comunidades do município de Beberibe.

O CIRCO MULTICOR AGORA TEM GRUPO DE COSTURA,

CONTANDO COM A PARTICIPAÇÃO DE MULHERES QUE APRENDEM AO MESMO TEMPO

QUE PRODUZEM E FABRICAM AS FARDAS DAS NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2023

 

 

 

INSTITUTO CIRCO MULTICOR RECEBE CERTIFICAÇÃO DA FUNDAÇÃO ABRINQ 2022

No Brasil, apenas três instituições foram certificadas com o Prêmio Criança 2022.
Agradecemos pelo reconhecimento a um dos nossos principais projetos:
Promovendo a saúde emocional de crianças e adolescentes no realinhamento da saúde mental e física em tempos de COVID-19.
Ao valorizar as boas iniciativas, a Fundação Abrinq destaca a importância de projetos de defesa e garantias dos direitos humanos de crianças e ado- lescentes, os quais impactam no presente e futuro de tantas gerações.
Nós, que fazemos parte do Circo Multicor, sentimo-nos extremamente felizes e cientes do nosso papel, na construção de uma sociedade emancipada e capaz de garantir a dignidade humana.
Agradecemos a parceria da Fundação Itaú Social, a Prefeitura Municipal de Beberibe, a AC contabilidade e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Beberibe. Esse prêmio é nosso! Das crianças e adolescentes, das educadoras e educadores, da comunidade de Beberibe. 

ENCERRAMENTO DOS PROJETOS DO CIRCO MULTICOR 2022

Em 2022 o Instituto CIrco Multicor desenvolveu três projetos simultaneamente, (Arte e Educação por uma Infância e Adolescência sem Rascismo; Promovendo a Saúde Emocional de Crianças e Adolescentes em Tempos de Covid-19; Garantia de Direitos e Diversidade), com participação de crianças e adolescen- tes estudantes em escolas de ensino fundamental do município. As atividades tiveram encerramento no espaço interativo da Instituição e também nas locali- dades em que as mesmas estavam sendo desenvolvidas, com momentos de confraternização, apresentações artísticas, música, ginga de capoeira e muitas brincadeiras

ENCONTRO COMUNITÁRIO REALIZADO COM AS COMUNIDADES PATICIPANTES DO PROJETO GARANTIA DE DIREITOS E DIVERSIDADE 2022

No dia 24 de setembro aconteceu na sede do Instituto, um Encontro Comunitário com as três localidades (Caetano, Prainha do Canto Verde, e Serra do Félix) participantes do projeto Garantia de Direitos e Diversidade do Programa Itáu Social Unicef, o momento contou com apresentações artísticas resultantes das oficinas desenvolvidas nos espaços onde aconteceram as atividades no Circo Multicor nas localidades e inauguração do novo espaço da sede do Circo Multicor, a Maloca (inspirado nas malocas indígenas)

 

ENTREGA DE KITS HIGIENE FEMININA PARA ADOLESCENTES PARTICIPANTES DAS ATIVIDADES E TAMBÉM COMPLEMENTO 

ALIMENTAR PARA FAMÍLIAS BENEFICIADAS DO CIRCO MULTICOR.

 

 

 

PRODUTOS DO CIRCO MULTICOR NA FEIRA NEGRA DE FORTALEZA

Blusas personalizadas, bonecas de pano negra (Femmi), livros do acervo literário, jogos infantis africanos e afro-brasileiros e bijuterias compõem os produtos que estão disponíveis na Feira Negra de Fortaleza, localizados no shopping Rio Mar Kennedy e north Shopping Jóquei.

PROGRAMA SUA NOTA TEM VALOR

SUA NOTA.jpg

EQUIPE DO CIRCO MULTICOR VIAJA PARA FRANÇA EM INTERCÂMBIO CULTURAL 2022

Em junho de 2022 a equipe do Instituto Circo Multicor realizou uma viagem internacional para a França, em que participou do Festival Sillon D'art em parceria com o Circo Social Compagnie des Contraires em Chanteloup les Vignes. Durante o intercâmbio que durou 15 dias, foi apresentado o espetáculo Boi Ururanda, símbolo da cultura popular e local de Beberibe, Ceará.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES APRESENTAM O ESPETÁCULO BOI URUANDA 2021

Espetáculo Boi Uruanda apresentado pelas crianças e adolescentes, como produto final das atividades desenvolvidas no decorrer do ano no Circo Multicor. O nome “Uruanda” faz referência ao primeiro nome da cidade de Beberibe, Ceará.

CIRCO MULTICOR REALIZA EVENTO EM ALUSÃO AO DIA 20 DE NOVEMBRO 2021

Em parceria com a SASC (Secretaria de Assistência Social e Cidadania) e a Escola de Ensino Médio Ana Facó, O Circo Multicor realiza evento em alusão ao Dia da Consciência Negra em Beberibe. Na ocasião, alunos/as participaram de momentos com contação de histórias, debate sobre preconceito racial, oficinas de bijuterias, lambe-lambe (arte urbana) brincadeiras africanas e afro-brasileiras e exposição de materiais produzidos por particiapantes do Curso de Etnodesign.

 

PROGRAMA LEIA PARA UMA CRIANÇA

O Programa Leia para uma Criança é uma iniciativa do Itaú Social e tem como objetivo incentivar a leitura do adulto para e com a criança como oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância, além de ampliar o repertório cultural da criança por meio da literatura, contribuindo para seu desenvolvimento integral.

 

DISTANTES, MAS PRESENTES 2021

Em tempos de pandemia da covid-19, encontros online dão seguimento às atividades de Vivências Dialogadas e Oficinas Artísticas diante do novo decreto estabelecido no Ceará.

 

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO CIRCO MULTICOR COM UMA LIVE EM QUE FOI APRESENTADO UM EXPERIMENTO CÊNICO COM CRIANÇAS PARTICIPANTES DA OFICINA DE TEATRO 2020

 

RESULTADO DA PESQUISA REALIZADA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BEBERIBE REFERENTE À SITUAÇÃ DE TRABALHO INFANTIL E RACISMO 2020

Em 2019, o Projeto Circo Multicor e a Prefeitura Municipal de Beberibe através das Secretarias de Assistência Social e Educação, realizamos uma pesquisa nas 31 escolas da rede municipal de ensino onde os alunos matriculados respondiam um questionário referente a situação de trabalho e racismo. Os dados visam romper com a invisibilidade do racismo e discriminações, na perspectiva de contribuir com iniciativas geradoras de planejamentos, execução de ações e apoio a instituições que buscam superar as desigualdades na vida de crianças e adolescentes negros e negras. 

 

PRIMEIRA EDIÇÃO DO INTERCÂMBIO MULTICULTURAL ENTRE BRASIL E FRANÇA 2019

Intercâmbio multicultural realizado entre duas municipalidades, uma brasileira e outra francesa. No Brasil por meio do circo Multicor, no município de Beberibe, e em Paris/França com a Compagnie des Contraires- Circo social em Chanteloup Les Vignes. Intercâmbio pautado na troca de experiências vivenciadas por jovens e adolescentes brasileiras, em especial meninas de comunidade de tradição quilombola e indígenas e jovens francesas as quais vivem na periferia, em zona urbana sensível, na luta contra as discriminaçoes e racismos por meio de atividades educacionais e artísticas. O que norteou a criação de um único espetáculo envolvendo público direto dos 2 países e foi apresentado na sede do instituto Circo Multicor e na localidade da Prainha do Canto Verde.

 

INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO INTERATIVO DO CIRCO MULTICOR 2019

 

No dia 04 de outubro de 2019 foi inaugurado o espaço interativo do Instituto de Arte e Educação Circo Multicor, o evento contou com momentos de amostra de produtos elaborados pelas adolescentes participantes das oficinas de etnodesing e bijuteria, como também apresentação artística das crianças da Oficina de Teatro.

A TRUPE MULTICOR APRESENTOU O ESPETÁCULO 'LIVROS COLORIDOS' NA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO NO CENTRO DE EVENTOS DE FORTALEZA, CEARÁ. 2019

NOSSAS HISTÓRIAS: VERSO, ESTROFE, RIMAS E MEMÓRIAS 2018

O Projeto Circo Multicor: Arte e Educação por uma infância sem racismo lançou no dia 22 de novembro de 2018 no evento IX MEMÓRIAS DE BAOBÁ o livro de poesia: Nossas Histórias: Verso, Estrofe, Rimas e Memórias. São poesias reunidas numa coletânea elaboradas em oficinas literárias que aconteceram no Circo Multicor, com crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, na perspectiva da Arte e da Educação por uma infância sem racismo.