PROJETO CIRCO MULTICOR - ARTE E EDUCAÇÃO POR UMA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA SEM RACISMO - 2021
SABERES E MEMÓRIAS- VIVÊNCIAS DIALOGADAS E OFICINAS ARTÍSTICAS
A atividade tem como objetivo reafirmar identidades culturais afro e indígenas, a revitalização da cultura local e alimentação da terra, contribuindo no processo de autoafirmação e empoderamento de crianças e adolescentes para a valorização da sua ancestralidade. As vivências dialogadas e oficinas artísticas (música, confecção de assessórios e cenários e teatro voltado para a brincadeira do boi), conduzirão o processo criativo dos participantes utilizando a metodologia do aprender fazer fazendo, tendo a pesquisa como base para o desenvolvimento das atividades.
NÚCLEO DE ETNODESIGNER MULTICOR – PROTAGONISMO ECONÔMICO NEGRO
Consiste em um espaço de promoção e estímulo a iniciativas empreendedoras de jovens/adolescentes, dando visibilidade positivada a cultura afro-brasileira, por meio da arte manual e gráfica, com aprofundamento conceitual em uma estética africana e afro-brasileira, incluindo traços indígenas.
PROGRAMA ITAÚ SOCIAL UNICEF - 2020
Participação do Instituto Circo Multicor no Pragrama Itaú Social Unicef - Percurso Formativo. O objetivo do programa é realizar formação e fomento financeiro a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que promovem a educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes para o aprimoramento de suas práticas e o alcance de resultados de qualidade.
Teve início em agosto de 2020.
PROGRAMA COMUNIDADE, PRESENTE - 2019
PROJETO CIRCO MULTICOR - ARTE E EDUCAÇÃO POR UMA INFÂNCIA SEM RACISMO - 2019
Trabalha a valorização das tradições da população afrodescendente e indígenas através da arte e educação “Acreditamos que isso favorece a desconstrução dos preconceitos, na desnaturalização do racismo”, explica a coordenadora do Projeto, Lucelena Honorato. Nesse projeto serão desenvolvidas 3 ações:
VIVÊNCIAS E OFICINAS MULTILINGUAGENS
Vivências dialogadas que mesclam jogos cênicos brincadeiras Africanas/Afrobrasileiras, indígenas e literatura oral na pespectiva de desconstruir preconceitos, racismo e descriminação entre crianças, adolescentes, famílias e escolas.
REDE WEB DE COMUNICAÇÃO
Trabalha com o protagosnismo infanto-juvenil, aproveitando-se o momento da "comunicação mundial", globalizada. A Web Rádio, pretende estender a comunicação para canais como: Instagram, Facebook, Youtube, Web Sites e Blogs, a fim de ampliar as ações de comunicação e estratégias de reeducação para as relações étnico-raciais e promoção e defesa dos direitos humanos de crianças negras e indígenas, com uma linguagem criativa possibilitando a construção de uma grande rede de educação e combate ao racismo na infância.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADE CRIATIVAS PRODUTIVAS
Estimular o potêncial criativo e produtivo de jovens egressos ou participantes ativos, com orientações profissional inicial, na aquisição de conhecimentos e habilidades por meio das tecnicas oferecidas, tais como: curso de bonecas de pano, matérial de referencial simbólico da ancestralidade negra e estamparia na serigrafia.
ESPETÁCULO LIVROS COLORIDOS
É uma costura de histórias baseadas no acervo do multicor, composta por seis obras literárias as quais tem inspiração no âmbito do movimento por uma infância sem racismo, iniciado em 2015 em Beberibe. São elas: Zaki; o circo multicor; Leiza: um conto de cabelos; refazendo o caminho- um reencontro com a nossa história; os saberes do baú-pai baobá e mãe Tatão; a extraordinária história do semeador de baobás e poesias para boneca Femmi.
Musica artes plásticas, dança, teatro, literatura e poesia encontram se com o propósito de refletir sobre nossa ancestralidade na perspectiva de combater o racismo antinegro, para que crianças tenham direito de crescerem livres e felizes.
Coordenação do espetáculo: Lucelena Honorato - montagem - figurinos, direção cênica e artística - Flávio Marcelo Pinto; elenco composto por: Renato Leonardo, Marcília Lourenço, Izaquiel rodrigues e Maria Roberta. Apoio e fotografia: Ravena Muara - sonoplastia - Bayma Lima.