logo-site-circo.png
proj1-capa.jpg

 

CIRCO MULTICOR

ARTE E EDUCAÇÃO POR UMA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA SEM RACISMO

 

Projeto criado por Lucelena Honorato, no ano de 2010, quando professora de escola pública local. De 2015 a 2017, desenvolveu-se em 09 Escolas Municipais, e 16 Serviços Sociassistenciais. A partir de 2018 passou a ser executado na sede do Circo Multicor, na mobilização de escolas municipais, educadores/as, famílias, comunidade e agentes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, no enfretamento ao racismo na infância e adolescência, a partir de ações de valorização das tradições da população afrodescendente e indígena, com atenção para uma educação antirracista, por meio da arte e educação.

 

Público participante do Projeto:

As atividades são voltadas para dois grandes públicos: 1. Jovens e Crianças advindas de 10 escolas municipais e 04 comunidades tradicionais, com alta vulnerabilidade socioeconômica e de forte ancestralidade africana e indígena. 2. Familiares; agentes do SGDCA; Educadores e educadoras da Rede Municipal de Ensino de Beberibe.

 

Atividades:

  • Vivências, oficinas artísticas e literárias;
  • Cursos e formações para jovens nas áreas de comunicação, design gráfico, serigrafia, estamparia, grafite, bijuterias étnicas, design de moda, confecção de bonecas e fotografia;
  • Revitalização da Cultura local;
  • Intercâmbio entre meninas do Circo Multicor e da Compagnie des Contraires - Circo Social, em Chanteloup Les Vignes/França;
  • Pesquisa e mapeamento das violências contra crianças e adolescentes;
  • Formações com educadoras e educadores da Rede Municipal de Ensino local e agentes sociais, para implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008.

 

Galeria de Fotos do Projeto